Conhecer Portugal

Venha conhecer Portugal e deslumbre-se com o país

Venha conhecer Portugal, o país que se afirma progressivamente no panorama turístico mundial

 

O destino turístico de eleição em Portugal é mesmo a capital, Lisboa. No entanto, o resto do país também oferece condições ideais para quem pretende fazer turismo. Desde praias maravilhosas, até parques naturais deslumbrantes e monumentos plenos de história, venha conhecer Portugal, pois este é o destino que procura e que o vai fazer querer regressar.

 

Porto e Norte

 

No norte do país localiza-se o berço da nação, onde tudo começou, Guimarães. Mas é também lá que fica o Porto, cidade Património Mundial, com a famosa zona ribeirinha, uma traça arquitetónica única e as caves do famoso vinho do Porto. Com tanto para visitar e conhecer, atrai cada vez mais visitantes e, simultaneamente, cresce com eles, tendo uma oferta a nível cultural e gastronómico cada vez maior.

 

O rio Douro atravessa toda a região do norte e embeleza todas as ravinas e montanhas com que se cruza. Os cruzeiros que se fazem neste rio são um dos ex-libris da região e, possivelmente, um dos programas mais românticos que pode fazer no país.

 

Para os amantes da natureza é imperdível conhecer o Gerês, com o seu parque natural de inegável valor. De paisagens de tirar o fôlego, com montanhas de granito e nascentes cristalinas, o Gerês é um importante destino turístico em Portugal há mais de um século.

 

 

Centro de Portugal

 

Na zona centro do país podemos encontrar destinos balneares típicos como a Nazaré, monumentos espantosos como os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha, ou o Convento de Cristo em Tomar e a Universidade de Coimbra. Esta região, à semelhança do resto do país, é plena de património milenar, que exibe orgulhosamente a história do povo português.

 

É de destacar as Aldeias de Xisto ou as vilas de casas caiadas de branco, como se encontram em Óbidos, uma das vilas que mais atrai quem visita Portugal, pela beleza que se esconde entre muralhas. Também Coimbra, a cidade dos estudantes, com uma das mais antigas universidades do mundo, ou Aveiro, a Veneza portuguesa, que se distribui entre a ria e o mar, têm muito encanto e fazem valer a visita.

 

Alentejo

 

Planícies a perder de vista, pratos de elevar o palato aos céus e cavalos a pastar na lezíria. Este é o cenário idílico que se encontra no Alentejo, a região de Portugal em que o tempo parece parar e dar espaço ao desfrutar da vida, à cadência natural dos acontecimentos. 

 

Aldeias típicas, muralhas e castelos de outros tempos, sobreiros a pontuar a paisagem. Não admira que o Alentejo seja tão querido, não só dos portugueses como dos estrangeiros. Mas além disso, nesta região ainda se situam cidades como Évora, Património Mundial, que é conhecida pelos seus admiráveis monumentos, tais como o templo de Diana, a igreja de S. Francisco e a célebre Capela dos Ossos.

 

Algarve

 

A região do Algarve é a mais popular para os banhistas. De facto, nenhumas praias de Portugal se equiparam às do sul, de águas calmas e cálidas que lambem areais dourados. Não é por acaso que são das praias mais populares da Europa. Mais uma razão para vir conhecer Portugal.

 

Além dos encantos da paisagem, as terras algarvias também primam pela gastronomia. O peixe e o marisco têm óbvias menções honrosas e são o que mais se destaca na região, com pratos como a caldeirada de peixe, a cataplana de amêijoas e o xarém de conquilhas a destacar-se. Além disso, a doçaria algarvia também é muito apreciada, fazendo uso de ingredientes regionais, como o figo, a amêndoa e a alfarroba.

 

Ilhas dos Açores e da Madeira

 

Se vamos falar dos atrativos do país, não podemos deixar de fora Portugal Insular. O arquipélago dos Açores é uma autêntica ode à natureza, com as suas paisagens que parecem quadros, em que se mesclam tons de verde e azul. Avistamento de baleias, tomar banho nas águas termais quentes ou saborear o único cozido das furnas são algumas das atividades que as magníficas nove ilhas dos Açores têm para lhe oferecer.

 

As ilhas da Madeira e do Porto Santo são um oásis no meio do Atlântico, um refúgio de beleza natural. Dois terços do arquipélago da Madeira são área protegida, devido à riqueza do seu território, em que a vegetação de tons esmeralda é pontuada por flores de cores exóticas. O bom tempo que se faz sentir ao longo de todo o ano neste arquipélago convida à prática de atividades ao ar livre, como os desportos náuticos ou caminhadas nos seus percursos pedestres.